Menu

O que há de inspirador no SUS? Ainda que o Sistema Único de Saúde esteja presente em todos os municípios brasileiros, é fato que se conhece pouco das experiências bem sucedidas daquele que é reconhecido como o maior sistema público de saúde do mundo. Para possibilitar a partilha de saberes e práticas exitosas e reunir milhares dessas iniciativas que podem inspirar boas ideias é que surgiu a plataforma IdeiaSUS, desenvolvida pela Fiocruz.

Cinco dessas experiências exitosas em saúde, uma por região brasileira, foram reunidas no livro Fiocruz é SUS: Rodas de saberes, prática compartilhadas, lançado em março de 2024 pelo IdeiaSUS em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). A organização é de Claudia Beatriz Le Cocq, Marta Gama de Magalhães e Wagner Barbosa de Oliveira.

A obra se baseia na experiência da Curadoria em Saúde para ressaltar a diversidade e a riqueza do SUS, por meio de cinco diferentes realidades brasileiras e suas maneiras de lidar com o cuidado e garantir saúde à população. “As práticas mostram que todas as pessoas necessitam de cuidado, de tecnologias leves, de amorosidade e de políticas públicas e serviços acolhedores”, diz um trecho de um dos textos do livro, assinado por Adriana Moro e outros autores.

Cada capítulo é ambientado em uma região brasileira, sendo elas representadas pelos estados: Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Amazonas e São Paulo. A obra relata projetos de prevenção ao suicídio, saúde mental indígena, estudo epidemiológico das áreas endêmicas de hanseníase, cuidado às gestantes em situação de rua e Conferências Locais de Saúde que visam ampliar os espaços de diálogos em defesa do SUS. 

Um dos capítulos, “Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena”, é dedicado exclusivamente a uma prática de acolhimento das demandas de atenção à saúde mental dos povos indígenas em Santa Catarina e foi traduzido para o idioma guarani. 

O nome Fiocruz é SUS não surge em vão. É uma tradição, na história da instituição, ressaltar que a Fundação Oswaldo Cruz pertence ao Sistema Único de Saúde e trabalha para fortalecê-lo, mantendo uma grande agenda de entregas ao sistema público, “da produção de vacinas e kits de diagnóstico à formação de trabalhadores e à elaboração de ações e políticas estratégicas no campo da saúde coletiva”, como escreveu o presidente da fundação, Mario Moreira, em texto para o livro. 

Ele ressalta ainda que a instituição participa do SUS de maneira essencial e lembra que o livro da plataforma IdeiaSUS destaca inovações e soluções em saúde pública pelo país. “Somos SUS!”, sintetiza. A publicação aponta os cuidados com a saúde física e mental de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao redor do Brasil, destacando suas peculiaridades regionais e defendendo o SUS como patrimônio brasileiro.  

No posfácio do livro, Carlos Fidelis, presidente do Cebes, destaca o contexto de crises globais, como a pandemia, e os desafios enfrentados pelo Brasil e pelo SUS. Segundo ele, a obra reúne “práticas de um país que desejamos plural, solidário, democrático, soberano, sustentável e promotor da paz”. “Um país da equidade em que as pessoas possam realizar a potência criativa que vemos expressa nas experiências aqui apresentadas”, completa.

A versão digital do livro está disponível para download gratuito na plataforma IdeiaSUS Fiocruz, além dos conteúdos audiovisuais presentes no Youtube, intitulados Vozes da Saúde, que falam de saúde pública e das experiências pelo ponto de vista dos profissionais do SUS de todo o Brasil.  

O que é Curadoria em Saúde?

O surgimento do IdeiaSUS ocorreu em 2013, como uma iniciativa da Fiocruz. Atualmente, o projeto é vinculado à Presidência da fundação, em cooperação técnica com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conasems, no âmbito da consolidação da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Desde o início, a proposta se baseava na prática da Curadoria em Saúde, um tipo de metodologia que consiste em reunir experiências notáveis que possam ser referência para determinada área e inspirar projetos semelhantes.

A Curadoria em Saúde envolve muita conversa — para trocas de experiências, partilha de relatos e escuta do que deu ou não certo em diferentes realidades. “O praticado em uma região pode ser inovador para outra região ou trazer um novo método a ser aplicado — assim como uma experiência que não deu certo serve de aprendizado”, explicam Claudia Beatriz Le Cocq e Marta Gama de Magalhães em um dos artigos.

O livro recém-publicado reúne apenas cinco das milhares de experiências disponíveis na plataforma IdeiaSUS Fiocruz. E outras podem ainda ser publicadas [Saiba como fazer o relato de uma experiência: https://ideiasus.fiocruz.br/publique-sua-pratica/]. A Curadoria em Saúde IdeiaSUS é reconhecida como um processo formativo e informativo de práticas do SUS, lembra ainda a publicação.

O que é o IdeiaSUS?

IdeiaSUS Fiocruz é uma plataforma colaborativa que concentra diferentes experiências desenvolvidas por unidades e trabalhadores do SUS em todo Brasil. O objetivo é mostrar aquilo que pode ser inspirador dentro do Sistema Único de Saúde. Também realiza atividades que ampliem reflexões e discussões, em comunidades ou nas rodas de conversa. Conheça: https://ideiasus.fiocruz.br/.

■ Estágio supervisionado

Sem comentários
Comentários para: SUS é inspiração

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anexar imagens - Apenas PNG, JPG, JPEG e GIF são suportados.

Radis Digital

Leia, curta, favorite e compartilhe as matérias de Radis de onde você estiver
Cadastre-se

Revista Impressa

Área de novos cadastros e acesso aos assinantes da Revista Radis Impressa
Assine grátis