Apesar das atenções do mundo científico e da mídia estarem mais concentradas na expectativa por uma vacina ou um tratamento que minorem os problemas causados pela pandemia da covid-19 no mundo, os avanços e desafios da luta contra o HIV e a aids não passaram despercebidos no mês de julho. Milhares de pessoas de mais de 180 países participaram da 23ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2020 Virtual), que trouxe boas notícias sobre a eficácia da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) injetável e a remissão do vírus HIV em um paciente tratado no Brasil.
Por outro lado, participantes da conferência alertaram para a repercussão da covid-19 nas ações de enfrentamento da aids, especialmente por conta dos impactos da pandemia na vida das pessoas que vivem com HIV e dos seus reflexos na condução dos sistemas públicos de saúde. Na mesma direção, o relatório “Agarrar a oportunidade: enfrentando as desigualdades enraizadas para acabar com epidemias”, lançado pelo Unaids no primeiro dia do evento, mostrou que, em um contexto de desigualdades e racismo, com muitas pessoas e populações vulneráveis deixadas para trás, a interrupção do tratamento em alguns países e a diminuição de investimentos em pesquisas, por conta da pandemia de covid-19, apontam um cenário devastador no que diz respeito à luta contra o HIV.
Previamente marcada para acontecer presencialmente entre 6 e 10 de julho nas cidades de Oakland e São Francisco, nos Estados Unidos, a conferência promovida pela International Aids Society (IAS) foi renomeada Aids 2020 Virtual e totalmente adaptada para o meio virtual – pela primeira vez em toda a história do evento. Nas mais de 600 sessões, os destaques positivos ficaram por conta da notícia de remissão viral do “paciente de São Paulo” [leia a enquete sobre o assunto na página 28] e a divulgação de resultados positivos sobre a PrEP injetável (Radis 213).
A equipe do estudo clínico internacional HPTN 083 apresentou a comprovação de que a utilização da PrEP contendo cabotegravir injetável a cada oito semanas obteve eficácia superior ao uso do truvada na prevenção da infecção pelo vírus. “Esta é uma conquista sem precedentes para o campo da prevenção do HIV. A PrEP com CAB-LA é uma estratégia nova e poderosa que pode realmente fazer a diferença no controle da epidemia de HIV/aids”, destacou Beatriz Grinsztejn, chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) – Beatriz coordenou em nível global o ensaio clínico em parceria com Raphael Landovitz, professor associado da Divisão de Doenças Infecciosas da David Geffen School of Medicine, na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), nos Estados Unidos.
Vulnerabilidades
Apesar dos avanços nos estudos clínicos, participantes da Aids 2020 Virtual manifestaram grande preocupação com o enfrentamento da doença no futuro, especialmente por conta das desigualdades e do racismo, bem como pelos impactos da covid-19 na vida das pessoas que vivem com HIV e na condução dos sistemas públicos de saúde. Pesquisa apresentada durante o evento mostra, por exemplo, que a covid-19 aumentou a vulnerabilidade socioeconômica das pessoas LGBTI+, bem como sua suscetibilidade ao HIV. O estudo, conduzido entre abril e maio de 2020 com 13.562 pessoas em 138 países, demonstrou que, neste período, quase metade dos entrevistados enfrentaram dificuldades econômicas que os impediram de atender às suas necessidades básicas com alimentação e se sentiam ameaçadas de perder o emprego após a pandemia – o que, segundo os especialistas aumenta potencialmente o risco de adquirir o HIV.
Durante a conferência, a IAS lançou ainda o relatório “Covid e HIV: um conto de duas pandemias”, que destaca como a infecção pela novo coronavírus está afetando a resposta global ao HIV. O relatório observa interrupções generalizadas de serviço como resultado da covid-19 e fornece recomendações para tomadores de decisão, gestores, pesquisadores, cientistas, profissionais de saúde, comunidades e financiadores.
O primeiro conjunto de recomendações aborda a prestação de serviços de HIV no contexto da covid-19, incluindo a redução no número de consultas e cuidados de saúde, além da distribuição de medicamentos. O segundo aborda lições da pandemia de HIV que podem contribuir com a resposta à covid-19, como abordar questões de justiça social no sistema de saúde e trabalhar proativamente questões relacionadas ao estigma.
Saiba mais
Aids 2020 Virtual – www.aids2020.org
Relatório “Agarrar a oportunidade: enfrentando as desigualdades enraizadas para acabar com epidemias” (do Unaids) – https://bit.ly/2ZyHrJd
Relatório “Covid e HIV: um conto de duas pandemias” (IAS) – https://bit.ly/3fPBI7M
COVID-19 e HIV: O que você precisa saber – https://bit.ly/3eIBvBX
HTPN 083 e PrEP injetável – https://bit.ly/30scNRe
Sem comentários