Nas prateleiras da Editora Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, estão uma coleção de prêmios, entre eles alguns Prêmios Jabuti e outros tantos da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Nos seus mais de 30 anos de trajetória, 48 obras da editora foram contempladas com menções honrosas, indicações e premiações. Esse reconhecimento reflete não apenas a qualidade das publicações, mas também o compromisso da editora em contribuir para o avanço do conhecimento científico e para a saúde pública no Brasil e no mundo.
Fundada em 1993, a Editora Fiocruz nasceu com o propósito de ampliar e divulgar o acesso ao conhecimento científico, consolidando-se como uma referência no cenário editorial brasileiro. Com um catálogo diversificado que ultrapassa 540 títulos, a editora abrange uma gama de temas relacionados às ciências da saúde, refletindo as pesquisas acadêmicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros estudos de relevância nacional e internacional. Ao longo dos anos, a editora expandiu suas fronteiras, com obras publicadas também em inglês e espanhol, fortalecendo a presença no exterior e reafirmando sua importância no cenário global da produção científica.
Atualmente, a editora organiza suas publicações em nove coleções, sendo elas: Antropologia e Saúde; Bioética e Saúde; Criança, Mulher e Saúde; Fazer Saúde; História e Saúde; Loucura & Civilização; Saúde dos Povos Indígenas; Temas em Saúde; e, a mais recente, a coleção Bio.
Os títulos podem ser encontrados em livrarias e distribuidoras parceiras em várias cidades do Brasil, além de estarem presentes em eventos como congressos, feiras e bienais do livro. A editora também tem se destacado no meio digital, com sua forte presença no Portal SciELO Livros, uma iniciativa lançada em 2012 para aumentar a visibilidade e facilitar o acesso a livros acadêmicos.
Na plataforma SciELO (books.scielo.org) estão disponíveis aproximadamente 400 títulos da editora, somando mais de 52 milhões de downloads, o que ressalta o impacto de suas publicações na democratização do conhecimento. Desse total, 60% está disponível em acesso gratuito, enquanto os demais livros podem ser adquiridos em formato eletrônico por valores acessíveis.
Conheça 10 obras da Editora Fiocruz que ganharam prêmios literários, em diversas categorias, ao longo dos últimos anos.
10 livros premiados

1. Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil (2023)
Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia, Aylene Bousquat, Ligia Giovanella.1º lugar na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

2. Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde (2022)
Christovam Barcellos, Carlos Corvalán, Eliane Lima e Silva1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2023

3. Vacinas (2021)
Jorlan Fernandes, Natália Maria Lanzarini, Akira Homma, Elba Regina Sampaio de Lemos1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

4. Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo (fins do século XIX aos anos 1960) (2020)
Jaime Larry Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior 1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2021

5. Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba (2019)
Coleção História e Saúde | Clássicos & Fontes
Heloisa Meireles Gesteira, João Eurípedes Franklin Leal e Maria Claudia Santiago1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2020

6. Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha (2018)
Pedro Muñoz 1º lugar na categoria Ciências Sociais do Prêmio ABEU 2019

7. Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão (2016)
Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha, Sulamis Dain e Telma Ruth Pereira1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2017 e finalista na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer do Prêmio Jabuti 2017.

8. Dengue: teorias e práticas (2015)
Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha1º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2016 e finalista na categoria Ciências da Saúde do Prêmio Jabuti 2016
Sem comentários