A
Hepatites são inflamações do fígado que podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São consideradas infecções silenciosas porque na maioria das vezes não apresentam sintomas.
São as mais comuns. Contagiosas, são transmitidas por diferentes vírus, identificadas por letras — cada uma com suas características.
São aquelas causadas por agentes tóxicos (drogas ou substâncias químicas), álcool, medicamentos ou anormalidade do sistema imunológico.
A, B, C, D (ou delta), E, F, G, TT e SEM.
Conhecida como hepatite infecciosa, é causada pelo vírus HAV. Totalmente curável com tratamento médico. A vacina contra o HAV está disponível no SUS para crianças e adultos em situações especiais.
Contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados.
Exame de sangue específico, que determina o tratamento mais adequado.
Melhorar condições de higiene e de saneamento básico, lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada, evitar contato com valões, riachos, chafarizes, enchentes ou lugares onde haja esgoto a céu aberto.
Também chamada de soro-homóloga, é causada pelo vírus HBV. A doença não tem cura, mas há tratamento e vacina disponíveis no SUS. A imunização é para todas as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas, de todas as idades.
Como o HBV está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível.
Exame de sangue específico, que determina o tratamento mais adequado. A testagem é indicada para mulheres grávidas, para evitar transmissão entre mãe e filho.
Usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Causada pelo vírus HCV que pode se manifestar na forma aguda ou crônica. Curável. Não há vacina contra a hepatite C, mas há tratamento disponível no SUS, feito com medicamentos capazes de curar a infecção e impedir a progressão da doença.
Transmissão similar à da hepatite B. O HCV não se transmite pelo leite materno, comida, água ou contato casual com pessoas infectadas ou seus objetos.
Testes rápidos detectam o HCV, mas é indicado exame de carga viral para confirmar a infecção ativa pelo vírus.
Não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes.
Também conhecida como hepatite Delta, é causada pelo vírus HDV. É considerada a forma mais grave de hepatite viral, com risco aumentado para o desenvolvimento de cirrose e câncer de fígado. Não tem vacina e nem cura, mas tem tratamento gratuito no SUS, cujo objetivo é o controle do dano hepático.
As formas de transmissão são idênticas as da hepatite B, mas é preciso estar com o vírus HBV para se infectar com o HDV. É possível se infectar com os dois vírus ao mesmo tempo.
O diagnóstico sorológico é feito com a detecção de anticorpos anti-HDV. Em 2024, o Ministério da Saúde aprovou um teste de carga viral, desenvolvido pela Fiocruz Rondônia, que auxilia na prescrição de tratamento.
A imunização para hepatite B é a principal forma de prevenção da doença. Outras medidas envolvem uso de preservativo em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Fonte: Ministério da Saúde / https://bit.ly/3LOFcss
Este website é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.