O dossiê “Os gigantes”, lançado em 5/9, pela associação De Olho nos Ruralistas — um observatório do agronegócio no Brasil — demonstra que os 100 maiores municípios do país somam 37% de toda a extensão do território nacional (o tamanho da Índia) e possuem fortes relações entre destruição ambiental e a falta de políticas nessa área. O levantamento indica que menos da metade dessas cidades (48) possuem uma secretaria específica para o meio ambiente. Em outras 30, a pasta é dividida com setores como agricultura, mineração ou turismo.
Não por acaso, esses municípios respondem por 38,4% do desmatamento no Brasil desde 2021 e 77% deles estão suscetíveis a grandes desastres geo-hidrológicos. Dessas cem prefeituras, 89 são comandadas por partidos ligados ao Centrão. O dossiê é resultado de um trabalho de investigação e coleta de dados a partir das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das próprias prefeituras e dos tribunais de Justiça.
Assista a um vídeo com alguns dos principais resultados: https://bit.ly/videoosgigantes e leia o dossiê: https://bit.ly/dossieosgigantes.
Sem comentários