A

Menu

A

O dossiê “Os gigantes”, lançado em 5/9, pela associação De Olho nos Ruralistas — um observatório do agronegócio no Brasil — demonstra que os 100 maiores municípios do país somam 37% de toda a extensão do território nacional (o tamanho da Índia) e possuem fortes relações entre destruição ambiental e a falta de políticas nessa área. O levantamento indica que menos da metade dessas cidades (48) possuem uma secretaria específica para o meio ambiente. Em outras 30, a pasta é dividida com setores como agricultura, mineração ou turismo.

Não por acaso, esses municípios respondem por 38,4% do desmatamento no Brasil desde 2021 e 77% deles estão suscetíveis a grandes desastres geo-hidrológicos. Dessas cem prefeituras, 89 são comandadas por partidos ligados ao Centrão. O dossiê é resultado de um trabalho de investigação e coleta de dados a partir das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das próprias prefeituras e dos tribunais de Justiça.

Assista a um vídeo com alguns dos principais resultados: https://bit.ly/videoosgigantes  e leia o dossiê: https://bit.ly/dossieosgigantes.

Sem comentários
Comentários para: Gigantes desprotegidos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anexar imagens - Apenas PNG, JPG, JPEG e GIF são suportados.

Leia também

  1. Livro
Em seu livro mais recente, o filósofo Bruno Latour parte de uma perspectiva ecológica para compreender as transformações de nossa época. “Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno” (Editora Bazar do Tempo), lançado em 2020, traz uma análise do contexto geopolítico contemporâneo, partindo da conexão entre fenômenos raramente relacionados: o afrouxamento das regulamentações governamentais, […]
Próximo

Radis Digital

Leia, curta, favorite e compartilhe as matérias de Radis de onde você estiver
Cadastre-se

Revista Impressa

Área de novos cadastros e acesso aos assinantes da Revista Radis Impressa
Assine grátis