A

Menu

A

O usuário solicita atendimento ligando para o número 192
A ligação é recebida na central de regulação do atendimento pré-hospitalar (APH) por um(a) telefonista auxiliar de regulação médica (Tarm), que gera uma solicitação de atendimento
O Tarm coleta informações iniciais (queixa principal, local em que o solicitante se encontra etc), certifica-se de que não é um trote e encaminha a ligação para a regulação primária
O médico regulador verifica a situação clínica, classifica a gravidade e define a necessidade (ou não) de enviar uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou a Unidade de Suporte Avançado (USA) ao local
As informações disponíveis no sistema chegam ao rádio operador, que identifica no sistema as ambulâncias disponíveis naquela área da cidade
O rádio operador encaminha a solicitação à ambulância indicada pelo médico regulador que está mais próxima da ocorrência
Em uma das bases descentralizadas, a equipe da ambulância recebe a solicitação via tablet com as informações preliminares sobre o evento
A equipe se desloca até o local indicado, presta atendimento à vítima e entra em contato com a regulação secundária
Em viaturas em que há apenas técnicos de enfermagem ou enfermeiros, os médicos reguladores orientam e prescrevem as intervenções necessárias — inclusive encaminhamento do paciente para uma unidade de saúde.
Contribuinte
Sem comentários
Comentários para: Entenda o funcionamento do Samu

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anexar imagens - Apenas PNG, JPG, JPEG e GIF são suportados.

Leia também

Próximo

Radis Digital

Leia, curta, favorite e compartilhe as matérias de Radis de onde você estiver
Cadastre-se

Revista Impressa

Área de novos cadastros e acesso aos assinantes da Revista Radis Impressa
Assine grátis