A

Menu

A

  1. Reportagem

“Mas você vai usar papel higiênico?!”

Na Escola Municipal Bahia, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, estudam 575 alunos — 277 são meninas. “Eu já tive aluna que todo mês faltava dois ou três dias. Quando falava com ela para saber se estava doente ou com algum problema, era comum ouvir que havia faltado porque estava menstruada”, conta à Radis a diretora adjunta Vânia Carla Azevedo. “Ela nunca me disse abertamente se isso acontecia por falta de dinheiro para o absorvente, mas o fato é que ela não vinha à escola”. Tão comum quanto as ausências durante o ciclo menstrual eram os pedidos por absorventes. “Algumas vinham me pedir papel higiênico para evitar que o fluxo vazasse. Eu perguntava, admirada: ‘Mas você vai usar papel higiênico?!’ e elas respondiam que sim, já estavam acostumadas”. Vânia também notava alguns constrangimentos. “Muitas permaneciam na sala até muito depois dos outros alunos dispersarem e só então saíam, de casaco amarrado na cintura”.

Esses episódios aconteciam com tanta frequência que a direção da escola decidiu disponibilizar por conta própria absorventes para as alunas. “A gente compra com nosso próprio dinheiro. Eu, o diretor e a coordenadora nos revezamos para abastecer a farmácia da escola e garantir que elas tenham à mão sempre que precisarem”, diz Vânia, para quem a distribuição de absorventes deveria ser política pública. Na opinião da diretora adjunta, isso ajudaria a combater a evasão escolar e, quem sabe, a naturalizar um assunto que, não deveria, mas ainda é um tabu no ambiente escolar. “Sempre que precisam, as alunas disfarçam, pedem para sair da sala para beber água e vêm aqui no cantinho falar baixinho com a gente”, conta. “Mas se não tiver nenhuma mulher com quem elas possam falar, provavelmente vão embora sem resolver o problema”. 

Vânia agora espera que a Escola Bahia seja beneficiada pelo programa Livres para Estudar, anunciado (13/10) pela Prefeitura do Rio, logo após a repercussão negativa em torno dos vetos do presidente Jair Bolsonaro, e que prevê a distribuição de 8 milhões de absorventes por ano para estudantes da rede municipal. Outros estados e municípios do país já adotam medidas parecidas.

Sem comentários
Comentários para: “Mas você vai usar papel higiênico?!”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anexar imagens - Apenas PNG, JPG, JPEG e GIF são suportados.

Leia também

Próximo

Radis Digital

Leia, curta, favorite e compartilhe as matérias de Radis de onde você estiver
Cadastre-se

Revista Impressa

Área de novos cadastros e acesso aos assinantes da Revista Radis Impressa
Assine grátis